Atualmente ofereço as seguintes soluções:

1. Experiências de aprendizagem
2. Mentoria em inovação

img_content_stuber_01b

1. Experiências de aprendizagem

As dinâmicas de aprendizagem oferecidas são baseadas em workshops (WS) intensivos e de imersão. Este formato se apresenta como uma solução rápida, prática e de baixo custo para as organizações.

Os participantes atuam em equipes de modo ativo (mão na massa) e colaborativo, em um processo de aprendizagem experiencial que tem o objetivo de resolver um desafio real da empresa.

Ao contrário das palestras, que contam com uma platéia meramente espectadora, os workshops possuem uma proposta voltada para a ação, envolvendo e estimulando a participação ativa de todos.

A dinâmica é dividida em três fases: pré, durante e pós evento:

Na fase pré workshop, acontece a cocriação do desafio geral baseado em um problema real da organização e que será resolvido ao longo do processo. Aqui também é feito o planejamento detalhado da agenda e são realizadas as pesquisas secundárias, fundamentais para a solução do problema.

A fase seguinte é onde executamos o planejado, que pode consistir de um ou de diversos encontros. Nesta fase os participantes aprenderão a fazer as pesquisas primárias através de observações e entrevistas etnográficas.

Na fase pós evento são discutidos os resultados e os aprendizados, assim como eventuais passos seguintes.

Os formatos são oferecidos dependendo das necessidades de cada organização:

  • Workshops de inovação centrada no ser humano (WS1): eventos que podem ir de 4 horas até vários dias de treinamento com foco na resolução de um problema complexo.
  • Workshops de projetos inovadores de serviços/experiências (WS2): para as organizações que estão repensando parte de seu investimento publicitário para projetos de serviços que garantam a proposta de valor, ou seja, a promessa feita pela marca. Neste sentido, co-crio projetos de experiências positivas para os clientes das organizações usando uma abordagem centrada no ser humano.

img_content_stuber_02b

2. Mentoria em inovação

Mentoria é um projeto de compartilhamento de conhecimento. Para que isso ocorra, acompanho e oriento um grupo de pessoas pré definido dentro da organização para que sejam os futuros promotores e difusores do método de inovação centrada no ser humano. Esse é um tipo de trabalho que deve ser cocriado, pois trata-se de uma solução única para cada organização.

Os workshops iniciais, propostos nas experiências de aprendizagem, são processos empíricos projetados para promover uma mudança nos modelos mentais das pessoas e na maneira como elas percebem e resolvem um problema. Porém, para que se consolide uma nova cultura organizacional é necessário que haja um acompanhamento frequente que estimule a mudança de hábitos.

Minha experiência com inovação teve início na década de 80, quando atuava como engenheiro de produtos no desenvolvimento de soluções para a indústria automobilística. Depois, segui utilizando os processos de inovação nas áreas de marketing e vendas, o que me proporcionou uma ampla visão estratégica de negócios. De 2010 até o presente momento tenho trabalhado com organizações dos mais diversos setores da economia, aplicando a inovação centrada no ser humano.