Este foi o segundo curso que a IntoActions fez em parceria com a Fundação Vanzolini. Desta vez, porém, fizemos um evento de 5 horas com foco na prototipagem, realizado no dia 04 de Setembro.

De forma similar aos outros workshops, iniciamos os trabalhos com o icônico Projeto da Carteira (Wallet Project), exercício de aprendizado experiencial que proporciona aos participantes a chance de praticarem a reflexão, a colaboração, a prototipagem e a empatia, desafiando os seus modelos mentais. Ou seja, a chance de passarem por todas as fases do processo de Design Thinking. Originalmente, o Projeto da Carteira foi criado para a aula inaugural do Dia de Campo (Bootcamp) da d.School, da Universidade de Stanford, em 2006, como uma introdução ao Design Thinking para executivos. Desde então, este projeto tem sido modificado, ampliado e evoluído por inúmeros colaboradores daquela escola. É uma atividade de imersão que tem como objetivo proporcionar aos participantes um ciclo completo, através do processo de Design Thinking, no menor espaço de tempo possível. Os facilitadores desse exercício tem a oportunidade de abordar os valores fundamentais do processo, que são predisposição para a ação, uma cultura de iteração centrada no ser humano e a prototipagem rápida.

Depois de feita a reflexão e o debriefing dos protótipos, entramos de forma mais detalhada na importância da construção, no processo, de um ponto de vista, ou seja, reenunciar o problema a ser resolvido. Para isso, treinamos algumas técnicas de geração de alternativas e tangibilização das mesmas para melhoria da comunicação dentro e fora da equipe de inovação.

A prototipagem tem um papel muito importante no sentido de assegurar que a equipe mantenha o otimismo e controle do processo, mesmo estando diante de incertezas. Não podemos deixar de considerar que o Design Thinking é uma metodologia de resolução de problemas complexos que tem a sua solução no futuro, o que traz desconforto para as pessoas.

Nos próximos posts vamos abordar como a mudança gerada pela inovação afeta a natureza humana.

Tags: , , , , | Categorias: , , | Post escrito por: Edgard Stuber