Esta foi a primeira etapa de um projeto de inovação que estamos desenvolvendo com a FEA/USP e que ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de Setembro. A IntoActions foi a empresa escolhida para capacitar um grupo de aproximadamente 30 pessoas, entre alunos, professores e administradores, que irão difundir o Design Thinking na Escola de Administração da USP.

A FEA/USP se inspirou nas experiências da d.School de Stanford, e da Rotman School of Management da University of Toronto, que vêm apresentando o Design Thinking como uma metodologia adicional para capacitar os administradores no enfrentamento dos problemas mal formulados do mundo dos negócios. Desta maneira a FEA pretende, através de um espaço inovador, criativo e muito fluido, desenvolver as dinâmicas do Design Thinking e ingressar nesse seleto grupo de escolas de administração.

Com um desafio real de melhorar a experiência de aprendizagem e ensino na FEA, os grupos foram capacitados, na primeira fase deste projeto, a entender as reais necessidades e aspirações dos diferentes públicos de interesse envolvidos nesse projeto.

Foram apresentadas diversas ferramentas de rápida aplicação que facilitarão a tarefa de exploração do espaço do problema. Nossa meta é desenvolver a confiança criativa dos participantes  para que eles possam utilizar o pensamento intuitivo ao mesmo tempo que utilizam o pensamento analítico, típico dos gestores.

Em breve explicarei em outro post a experiência que ocorreu em Novembro, ao longo dos dias 11, 12 e 13, que foi a etapa final deste projeto. Pretendemos com isso chegar ao final deste projeto com muitas possibilidades de melhorias na experiência proposta inicialmente.

A USP reitera, com estes feitos, sua posição de liderança nas universidades da America Latina, tratando de aprimorar e inovar constantemente o ambiente de ensino e aprendizagem.

Tags: , , | Categorias: , | Post escrito por: Edgard Stuber