Numa parceria da IntoActions com a Fundação Vanzolini, promovemos o primeiro curso de Inovação pela metodologia do Design Thinking. No evento utilizamos, inicialmente, um exercício aplicado pela d.School que possibilita aos participantes passarem por todas as fases do processo.

Tratou-se, no entanto, de uma degustação, cujo objetivo era trazer uma visão geral a ser mais aprofundada em seguida, quando foi colocado um desafio real a ser solucionado: Como podemos melhorar a experiência de utilização da área de alimentação do Top Center Shopping? Após o exercício inicial, os participantes utilizaram diversas ferramentas para se conectarem com os públicos de interesse envolvidos no contexto do problema. Nessa fase de empatia são descobertas as necessidades das pessoas para as quais a equipe está projetando uma solução.

Os participantes foram ao shopping para observar, entrevistar e vivenciar a experiência de utilização da área de alimentação e, ao retornarem, foi feita a descompactação dos dados levantados em campo. Nesta fase de síntese, utilizaram ferramentas que poderão facilmente ser aplicadas em suas organizações.

Para um curso de apenas 8 horas os resultados a que os participantes chegaram foram muito interessantes e poderiam, caso houvesse um apoiador oficial para o projeto, ser usados na busca de uma experiência mais agradável da área em questão.

Atualmente muitas empresas ainda utilizam treinamentos tradicionais para capacitarem seus colaboradores. Porém o que se percebe é que, devido  à pressão por resultados imediatos e à falta crônica de tempo, as pessoas não querem mais esse modelo. Por isso oferecemos workshops com projetos reais a serem resolvidos, onde se trabalham a colaboração, a diversidade, a comunicação e a tangibilização das ideias em dinâmicas que envolvem os participantes.

Categorias: , , | Post escrito por: Edgard Stuber