A cada dia que passa, as pessoas procuram novas maneiras de unir o real ao digital. Isto leva às invenções mais inusitadas, como o calendário físico que sincroniza com o Google Calendar. Um detalhe: ele é do tamanho da parede e totalmente feito de Lego.

A intenção da Vitamins, que criou a peça, era chegar a  um sistema de organização visual e tangível, ligado à facilidade de armazenamento do meio virtual. Para o funcionamento desse Calendário de Lego, são utilizados os recursos do openFrameworks e do OpenCV em um software de reconhecimento de imagens. O processo consiste simplesmente em mover as peças, tirar uma foto do calendário atualizado e enviar para um e-mail próprio. Assim, ele é atualizado automaticamente.

A escolha das peças de Lego foi para causar interesse visual e proporcionar uma organização bastante criativa das peças, com cada membro da equipe possuindo seu próprio bonequinho personalizado. Os projetos são separados por cor e cada tijolo representa meio dia de trabalho. Quando montado, é possível visualizar todo o progresso do trabalho que foi feito nos últimos três meses e o que ainda há para ser feito, formando uma parede inteira de Lego.

O sistema é usado pela Vitamins há mais de um ano, mas ainda está em processo de evolução. É projetado criar um meio de atualização automática do calendário através de webcam e incrementá-lo com sistema de voz, criando um sistema muito mais otimizado e funcional. A empresa também pretende abrir e disponibilizar o código do software para que outras pessoas se aventurem nesse novo modelo de tecnologia que une esses dois mundos paralelos que é o online e o offline.

Fonte: brainstorm9.com.br

 

Tags: , , , , , , , , , | Categorias: , | Post escrito por: Editoria