Como criar o novo, como fazer algo diferente num mundo de tanta mutação tecnológica e conectividade? Esse é o principal mote do livro “A máquina de inovação – mentes e organizações na luta por diferenciação”, da Editora Bookman. Escrita por Charles Bezerra, a obra aborda assuntos relacionados à criatividade, inovação e design.

 

Segundo o autor, as verdadeiras inovações acontecem sempre nas mentes humanas e, ao falar da principal ferramenta de trabalho, chamada cérebro, ele mostra o que podemos fazer para potencializá-la a inovar mais e melhor.  “Sempre me interessei pelo assunto da novidade, criatividade e em como criar algo diferente, pois tudo que é inovador nos chama atenção e desperta o interesse. Por isso estudei varias disciplinas e resolvi escrever sobre isso de forma ampla para todos os interessados no assunto”, explica.

 

Voltado a profissionais que desempenham funções gerenciais e estudantes de administração e áreas afins, a obra apresenta um panorama às empresas da importância do investimento em pessoas para alcançar o patamar da inovação. “Os funcionários precisam de abertura para poder criticar e sugerirem ideias sem se sentirem ameaçados. Corporações que mudam os mercados normalmente têm a cultura de liberdade do debate, vão a fundo nas questões, sem que isso seja considerado uma crítica pessoal a quem teve a ideia. As empresas precisam explorar, desafiar, ter aptidão ao risco para alcançarem melhores resultados”.

 

Um dos principais pensadores da inovação no Brasil, Charles Bezerra é autor também de “O Designer Humilde”, lançado em 2008, no qual aborda vários aspectos da atividade de design, inspirado pelo pensamento do filósofo austríaco Karl Popper.

 

Tags: , , , , | Categorias: , , , | Post escrito por: Editoria