Com os debates sobre inovação invadindo cada vez mais as escolas de negócios, chegou a vez da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) inaugurar o seu laboratório de Design Thinking, livremente inspirado no Instituto de Design da Universidade de Stanford. O “d+Room FEA” será inaugurado neste mês de setembro de 2013 com um workshop especial realizado pela IntoActions, consultoria parceira da ECS Inovação Comercial, e ministrado pelos professores Reinhold Steinbeck e Edgard Charles Stuber.

 

A ideia do laboratório “d+Room FEA” surgiu em 2011, após a realização de um curso de Design Thinking ministrado por Steinbeck, pesquisador associado ao Center for Design Research da Universidade de Stanford e fundador do Laboratório de Design, Inovação e Criatividade da USP Leste, o d- USPLeste. Com o objetivo de ser um ambiente inovador e colaborativo de ensino, no novo espaço móveis e equipamentos mudarão de lugar conforme a abordagem. O espaço de 73 m² é equipado com lousas móveis, eletrônicas e de parede, pufes coloridos, mesas móveis, bancadas, banquetas, tablets, TVs, notebooks, canhões multimídia, móbiles, parede com tinta magnética para colocação de ímãs e espelhos como instrumento para ensaios de apresentações.

 

O novo espaço deverá promover o surgimento, a troca e a disseminação de ideias, informação e conhecimento entre seus usuários através da metodologia do Design Thinking, um método prático-criativo de abordar e solucionar problemas desenvolvido na Universidade de Stanford e que se propõe a facilitar a geração de soluções inovadoras, ao trazer a maneira de pensar dos designers para o contexto dos negócios.

 

Neste sentido, a proposta da inauguração do espaço com a realização da “1ª Oficina de Design Thinking – Inovando a Educação na Área de Negócios” visa disseminar a prática da inovação colaborativa a partir do uso de ferramentas do Design Thinking (DT). Serão abordadas as técnicas de inovação, observação participativa, entrevista, empatia, redefinição do problema, coleta de feedbacks, análise e síntese e ideação e prototipagem. Através de um processo de aprendizagem experiencial, os participantes serão divididos em equipes para aprender e aplicar as ferramentas de design, enquanto desenvolvem soluções inovadoras para os problemas escolhidos, relacionados ao tema “Como podemos melhorar a experiência de aprender e ensinar em uma escola de negócios?”.

 

A oficina ocorre de 23 a 25 de setembro e de 11 a 13 de novembro de 2013 das 14h às 18h. As equipes participantes deverão desenvolver seus projetos ao longo do mês de outubro. O público-alvo do evento são alunos de graduação e pós-graduação da FEA-USP, professores, funcionários e profissionais que já atuem com o tema.

 

Serviço:

Público-Alvo: Alunos (graduação e pós-graduação), professores, funcionários e profissionais que atuem com o tema. A oficina será composta por no máximo 30 participantes.

Local: Laboratório FEA d+Room (FEA-USP)  – São Paulo (SP)

Datas: de 23 a 25 de setembro e de 11 a 13 de novembro de 2013 das 14h às 18h

Inscrições: De 13/09 a 20/09 de 2013 através deste link

 

 

Tags: , , , , | Categorias: , , , , | Post escrito por: Editoria