O livro “A Organização do Conhecimento – Como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões” (Editora Senac), de Chun Wei Choo, é um dos clássicos sobre inovação para empresas. A obra mostra como organizar o conhecimento da empresa ajuda a fazer surgir novas ideias e melhorar o ambiente de negócios. O autor separa três áreas importantes para este processo: interpretar e dar sentido às informações; criar novos conhecimentos junto com a equipe; e processar e analisar a informação.

 

Choo, professor da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Toronto, ao aliar a perspectiva da teoria organizacional e da ciência da informação, mostra que a organização do conhecimento cria as condições necessárias para o crescimento sustentável no ambiente dinâmico que hoje envolve todas as empresas. E esse crescimento ocorre, segundo o autor, em três etapas, ou três “arenas estratégicas”. Primeiro, a empresa interpreta a informação sobre o ambiente, dá significado ao que acontece à organização e ao que ela faz. Depois, cria novos conhecimentos combinando a experiência de seus membros para aprender e inovar. E enfim, processa e analisa a informação escolhendo e empreendendo cursos de ação apropriados.

 

O objetivo principal deste método de Choo é conectar tais atividades num ‘continuum’ que revigore a organização por meio de informação e conhecimento capazes de levá-la “a agir de maneira inteligente”.

 

O autor é mestre em Engenharia pela Universidade de Cambridge e em Sistemas de Informação pela London School of Economics. Na Universidade de Toronto, no Canadá, leciona gerenciamento de informação, recuperação on-line da informação, tomada de decisão organizacional e gestão do conhecimento. Suas principais áreas de pesquisa são: informação e gestão do conhecimento, aprendizado organizacional, monitoramento de ambiente de negócios e comportamento dos analistas de informação. Choo é autor ainda de outros livros sobre informação e gestão do conhecimento: Managing Information for the Competitive Edge (1977), Web Work: Information Seeking and Knowledge Work on the World Wide Web (2000), The Strategic Management of Intellectual Capital and Organizational Knowledge (2002).

 

Tags: , , , , , , , | Categorias: , , , | Post escrito por: Editoria