Leitura fundamental para empresários brasileiros, a obra “Inovação Reversa: Descubra as Oportunidades Ocultas nos Mercados Emergentes”, de autoria de Vijay Govindarajan  e Chris Trimble (Editora Campus), apresenta a lógica de produzir mais, melhor e mais barato: a dinâmica que fez com que os países emergentes, como Brasil, Rússia, Índia e China garantissem sua permanência no mercado mundial de bens de consumo.

 

Vijay Govindarajan, um dos principais especialistas mundiais em estratégia e inovação, é professor da Universidade de Harvard, enquanto Chris Trimble é professor na Tuck School of Business Dartmouth, em Hanover, também nos Estados Unidos. Os dois dedicam oito capítulos a estudos de caso, mostrando na prática o que apresentam no restante do livro: as oportunidades de inovação nascidas em países emergentes, através da criação do crescimento segmentado de mercado para as micro e pequenas empresas, oferecendo produtos competitivos no mercado mundial, e depois exportadas para os países desenvolvidos. Um dos exemplos é o da bebida Gatorade, criada na Índia para o tratamento de pessoas com desidratação e depois levada para os países desenvolvidos.

 

Para os empreendedores desses países, dizem os autores, a lógica de operar é diferente daqueles que compõe as economias reguladoras. A inovação reversa pode ser aplicada para qualquer tipo de negócio, desde uma bebida isotônica até a construção de moradias populares, pois os microempreendedores que apostam nessa lógica acabam lançando mercadorias e serviços inovadores para suprir as necessidades das médias e grandes empresas, instituições e órgãos públicos. Ao final do processo, o que era um problema, acaba sendo parte ou a totalidade da solução.

 

Para os brasileiros o livro cai como uma luva, propondo soluções baratas e convenientes que podem ser executadas pelas empresas de pequeno e médio porte a fim de ampliarem seu negócio garantindo a responsabilidade social. A vantagem que os brasileiros têm, nesses casos, é a sua capacidade de entender o consumidor, enquanto as multinacionais tentam aplicar a mesma fórmula em diferentes realidades. E são essas oportunidades apresentadas no livro que o tornam leitura fundamental para os executivos do mercado nacional.

 

Tags: , , , , , , , , , , | Categorias: , , , | Post escrito por: Editoria