“Inovação Empresarial no Século XXI” é a mais recente obra do pesquisador indiano Praveen Gupta, que trata da inovação como estratégia fundamental para assegurar o crescimento lucrativo das empresas. Na obra, que já foi lançada em Portugal mas ainda sem edição brasileira, o autor desenvolve um novo enfoque sobre inovação, apresentando propostas para uma abordagem inovadora de gestão empresarial. A inovação é apresentada através de uma abordagem multidisciplinar sob vários aspectos, que vão da sua história a possíveis estratégias de implementação, sempre sob o slogan de “fazer diferente”.

 

O livro mostra que o processo de inovação pode ter resultados previsíveis, sendo dominado e modelado, mas para isso, ressalta o autor, é necessário medir a inovação e criar as condições necessárias a esse processo, passando pela construção de ambientes, mudanças na cultura, esquemas de incentivos e comunicação da estratégia.

 

Praveen Gupta é reconhecido como um líder de pensamento em termos de inovação e excelência. Radicado nos Estados Unidos desde 1980, é professor de Gestão de Operações na DePaul University, em Chicago, e de Inovação Empresarial no Illinois Institute of Technology. Gupta desenvolveu diversos processos no âmbito da inovação, entre eles o modelo dos 4P (Prepare, Perform, Perfect, Progress – Preparar, Executar, Aperfeiçoar e Progredir) para atingir a excelência dos processos, e o Brinnovation, para acelerar a inovação. Ele é autor de vários livros, incluindo Six Sigma Business Scorecard (que apresenta técnicas de avaliação de desempenho) e The Six Sigma Performance Handbook (um guia de estatística para otimização de resultados) e escreve mensalmente a coluna Manufacturing Excellence, na Quality Magazine.

 

Tags: , , , , , , | Categorias: , , , | Post escrito por: Editoria