23/05/2013 08:00 Por:

A rota da inovação do MIT

Em média, o renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT) “lança” 20 novas empresas por ano. E isso não vem de graça. Durante o MIT Challenge of Innovation 2013, que aconteceu nos dias 7 e 8 de maio em São Paulo, o professor Martin Schmidt falou sobre as iniciativas da universidade, em parceria com empresas privadas e governo, para promover a inovação. Schmidt é especialista em design e fabricação de sistemas microeletromecânicos e cofundador de cinco empresas neste setor.

A conferência do MIT no Brasil foi criada para fornecer oportunidades no desenvolvimento e aprofundamento das relações entre a faculdade do MIT e a indústria brasileira. Uma dezena de acadêmicos de renome do MIT vieram a São Paulo para apresentar as mais recentes pesquisas e tecnologias nas áreas de energia, ciências da vida, ciências dos materiais e negócios digitais, tendo em mente o conceito de inovação num sentido amplo: reunindo diferentes setores, visando responder à inovação externa e promovendo inovação interna.

Um destes especialistas do MIT era Martin Schmidt, cuja palestra teve como título “Trabalhando de Forma Compartilhada: Um Convite para Colaboração”.

Schmidt possui uma formação acadêmica técnica, sendo professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do MIT desde 1988. Sua especialidade em micro e nanotecnologia veio dos sete anos como diretor do Microsystems Technology Laboratories (MTL) do MIT. Desde 2008 assumiu sua atual função: Associate Provost do MIT, pela qual administra o espaço do MIT e os orçamentos para renovação do mesmo. Ele também co-dirigiu a Força-tarefa de Orçamento do Instituto em resposta à crise financeira de 2008.

Suas pesquisas e aulas são nas áreas de micro e nano-fabricação de sensores, atuadores, e dispositivos eletrônicos, sistemas microeletromecânicos (MEMS), design de sensores microeletromecânicos e atuadores e tecnologia de micro/nano-fabricação. Ele é inventor de mais de 30 patentes registradas nos Estados Unidos, além de atuar como um consultor ativo para a indústria na comercialização de tecnologia. Recebeu diversos prêmios e reconhecimentos internacionais por suas contribuições para o design e fabricação de sistemas microeletromecânicos.

Confira neste link, o vídeo da palestra de Schmidt durante o evento disponibilizado pelo portal Startups do IG. A gravação tem 30 minutos de duração sem legendas: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iTRGIPW79lo

Tags: , , , , , , , , , , , , , | Categorias: , , , | Post escrito por: Editoria