Por Edgard Charles Stuber

 

Vou aproveitar este post para explorar um pouco mais o conceito de inovação comercial, que uso na minha proposta de trabalho. Um dos aspectos que considero importante é entender a distinção entre os conceitos de inovação, invenção e criatividade.

 

A criatividade é o ato de trazermos uma ideia, que pode ser considerada como uma representação de algum conceito em nossa mente, para o mundo real, ou seja, para a concretude. Criatividade, portanto, pode ser considerada uma ideia seguida de uma ação dentro de um contexto.

 

No entanto, se essa ideia, acompanhada da ação, gerar valor, então estamos diante de uma inovação. Este resultado, entretanto, não precisa ser necessariamente expresso por uma transação monetária, pois é possível gerar valor a partir de inovações sociais ou pela geração de bem-estar para as pessoas, por exemplo.

 

Mas, caso a ideia seja apenas registrada (para evitar sua cópia), porém não tenha gerado valor, ela é considerada uma patente e, é, portanto, uma invenção.

 

Esta distinção é importante, pois inovação é uma palavra que possui diversos sentidos, além do seu sentido original, de trazer uma novidade, que guarda em si uma relação entre todos os outros. Por se tratar de um conceito tão amplo e, muitas vezes, apenas interpretado como novos produtos ou novos processos, decidi optar pela utilização do termo inovação comercial.

 

No meu site, dedico uma sessão especial para explicar, de forma esquemática, o conceito que utilizo como base para o meu trabalho de consultoria empresarial (http://ecsinova.com/o-conceito/). De forma resumida, abordo os componentes do Marketing Estratégico e da Gestão de Vendas para trazer novas oportunidades para as empresas ampliarem suas ofertas para o mercado. O foco central da minha proposta é que, através do conhecimento profundo das pessoas envolvidas em todo o processo, podemos gerar alternativas e novos caminhos. Por isso, gosto muito de abordar a inovação focada no ser humano e sobre este tema escreverei novos posts em breve.

 

Tags: , , , , , , , , , , , | Categorias: , , | Post escrito por: Edgard Charles Stuber