Inventados por acaso, os relógios de plástico Swatch, coloridos e mais baratos, revolucionaram o mundo da relojoaria. Mais um exemplo vindo de um dos países líderes em inovação no mundo, a Suíça.

 

Elmar Mock, o engenheiro suíço que inventou os relógios Swatch, contou esta história pouco conhecida sobre seu case de inovação durante um congresso realizado recentemente em Lausanne, na Suíça, organizado pela Associação dos Suíços no Exterior (OSE).

 

Mock, filho de relojoeiro, conta que já trabalhava como engenheiro na grande crise do fim dos anos 1970 e início dos 1980, quando o setor perdeu 60 mil empregos por causa da concorrência asiática.

 

“Trabalhava em uma fábrica de movimentos de relógios (ETA) e tive a ideia de uma nova máquina, fiz um esboço e mostrei para um responsável. Tinha 26 anos e pensava em um brinquedo para o Natal. Horas depois estava na sala do patrão e ele me deu duas horas para defender a ideia. Então  pensei, vou em frente ou perco emprego.”

Mock explicou que o projeto foi questionado e reformulado várias vezes, que foi taxado de louco, mas que dois anos depois a Swatch estava no mercado.

 

Trinta anos depois e mais de 500 projetos, ele conta a história para explicar que é preciso saber o que se quer, mas admitir que o início é caótico. “Saber onde se quer ir, sem conhecer o caminho”, afirma, exemplificando o processo de inovação.


E conclui: “a renovação trabalha para o mercado e a inovação para criar novos mercados, mas que ambos são necessários”.

 

O congresso realizado pela OSE, cujo tema era “Mobilidade e Inovação: a Suíça na hora dos grandes desafios internacionais”, discutiu também a necessidade de renovação e abertura das pesquisas científicas na Suíça para que o país não perca sua posição de líder inovador. O ministro das Relações Exteriores da Suíça, Didier Burkhalter, salientou a necessidade do país manter sua abertura ao exterior, citando como exemplo o fato que grande parte dos 16 cientistas suíços que conquistaram o Prêmio Nobel trabalharam longos períodos em outros países.

 

Fonte: Portal Swiss Info

Tags: , , , , , , , , | Categorias: , , , | Post escrito por: Editoria