Vencedor do Prêmio de Melhor Livro em 2012 da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, o livro “Rápido e devagar – Duas formas de pensar” (Ed. Objetiva, 2012), do renomado psicólogo israelense Daniel Kahneman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2002, é um best-seller internacional que nos leva para um olhar inovador pelos caminhos da mente, explicando-a através de dois sistemas que orientam a nossa forma de pensar: um rápido (fast) e outro lento (slow).

De acordo com Daniel, a mente humana se divide em dois componentes, chamados de sistema. O sistema 1 seria aquele que toma decisões rápidas, de modo intuitivo e sem esforço. Já o sistema 2 é mais lento, mais lógico e acionado quando nossa mente se encontra em uma situação que exige concentração. Um simboliza o impacto do excesso de confiança em estratégias corporativas, outro as dificuldades em prever o que vai nos fazer felizes no futuro. Cada lado de uma decisão pode ser entendido apenas por saber como os dois sistemas moldam nossas sentenças e decisões.

Envolvendo o leitor em uma conversa animada sobre como pensamos, Kahneman revela no livro quando podemos e quando não podemos confiar em nossas intuições e como podemos aproveitar os benefícios do pensamento lento. Ele oferece insights práticos e esclarecedores de como as escolhas são feitas no lado profissional e na vida pessoal e como podemos utilizar técnicas diferentes para se proteger contra as falhas mentais que muitas vezes nos deixam em apuros.

Um dos conselhos do especialista é: “Aprenda a reconhecer as situações mais suscetíveis a enganos e evite a intuição se fizer uma aposta alta”. Ou seja, siga a intuição – mas cuide de seu dinheiro.

O livro sintetiza mais de quatro décadas de pesquisas de Kahneman ao lado do seu colaborador também israelense Amos Tversky sobre a chamada Teoria das Decisões, ou do Prospecto, que levou a um novo entendimento dos mercados financeiros nas últimas décadas, com suas características flutuações que desafiam a lógica.

Fontes: Revista Exame e Portal 3M Inovação

Tags: , , , , , , , , | Categorias: , | Post escrito por: Editoria